Assim como motoristas e pedestres, os ciclistas também devem
respeitar as leis de rânsito. Leia nossas dicas abaixo e veja como pedalar com
responsabilidade.
:: Dicas de segurança
Nossas atitudes podem tornar as ruas mais seguras e agradáveis.
Para começar, nunca faça com os outros o que não gostaria que fizessem com
você!
Pedale com confiança, melhore a forma e a sua habilidade de
manejar a bicicleta com estas dicas.
- Mantenha-se à direita
- Use o bom senso ao andar lado a lado com alguém
- Não force os carros a ultrapassá-lo sem necessidade
- Respeite os motoristas
- Evite ruas movimentadas
- Faça-se visível, nas atitudes e roupas
- Não responda a atitudes provocativas
- Seja educado
- Obedeça às Leis de Trânsito
:: Condições adversas
São aquelas que fogem do normal e sobre as quais nem sempre
temos controle. Nesses momentos, o melhor é redobrar cuidado e atenção e
diminuir a velocidade.
Da via
Procure identificar o traçado da via, seu estado de
conservação, tipo de pavimentação e outras características.
Quando pedalar em superfícies irregulares ou escorregadias,
por exemplo, mantenha-se ligeiramente fora do banco, apoiado nas pedaleiras.
Isso lhe dará mais equilíbrio.
Do tempo
Frio, vento, chuva e neblina diminuem a capacidade visual e
auditiva do ciclista, assim como a visibilidade dos outros condutores. Essa
soma de fatores pode deixar as vias escorregadias, tornando necessária uma
maior distância de frenagem.
À noite é fundamental não apenas ver e ouvir, mas também
mostrar-se para os outros.
Nunca deixe de usar os equipamentos recomendados.
Do ciclista
O condutor deve estar em plenas condições físicas, mentais e
psicológicas.
Caso vá cobrir longas distâncias, faça intervalos com
freqüência e alimente-se adequadamente.
Animais
A maioria dos cães que seguem as bicicletas gostam de
brincar com as rodas e os pedais que se movimentam. Por outro lado, alguns cães
são hostis. Tome cuidado para não desviar a atenção à frente, pois a
preocupação com o animal pode provocar um choque.
Se possível, não desça da bicicleta. Não pule nem espante o
cão. Se for necessário desça da bicicleta do lado oposto ao cão, mantendo-a
entre ele e você. Espere ele ir embora e não tente remontar sua bicicleta até
ter certeza de que tudo está bem. Ande em marcha lenta se perceber que há
outros cães nas redondezas.
À noite
- Ao trafegar à noite seja cuidadoso. Guie na defensiva,
devagar, para permitir um tempo de reação extra, e conduza em vias conhecidas
para evitar imprevistos;
- À noite é fundamental, para o ciclista, não apenas ver e
ouvir, mas também ser visto pelos condutores de outros veículos;
- Nunca deixe de usar os equipamentos de segurança
recomendados, tanto os da bicicleta (farol dianteiro com luz branca e refletor
traseiro vermelho), quanto os do ciclista (capacete com fitas refletivas e
roupas claras, que permitam uma maior visibilidade);
- Se a bicicleta não possuir equipamentos de segurança, não
deve ser utilizada à noite.
- A intensidade da luz natural ou artificial, em dado
momento, pode afetar a capacidade do condutor de ver ou de ser visto. Pode
haver luz demais, provocando ofuscamento, ou de menos, causando penumbra.
- Ao perceber farol alto em sentido contrário, pisque
rapidamente os faróis para advertir o condutor que vem em sua direção. Caso a
situação persista, volte a visão para o acostamento do lado direito ao cruzar
com ele.
- Proteja seus olhos da incidência direta da luz solar. Para
isso, use óculos escuros ou uma viseira de capacete especial, que filtre
luminosidade.
- 0s problemas de luminosidade são mais comuns nas primeiras
horas da manhã ou à tarde. Se possível, evite trafegar nesses horários. Se
tiver mesmo que pedalar nesse período, redobre a sua atenção. Como sempre, os
faróis devem estar acesos.
:: Inspeção e manutenção
Uma inspeção diária antes de pedalar e uma manutenção
regular da bicicleta reduzem a possibilidade de quedas e acidentes.
Algumas dicas:
Selim: verifique se está bem fixado no quadro.
Freios: verifique o grau de pressão da sapata sobre o aro;
pode estar gasta, solta ou desalinhada. Troque-a ou aperte-a, verificando o
alinhamento. Os cabos e partes móveis do freio devem ser lubrificados com óleo
e os cabos do câmbio não devem estar desfiando. Não reaperte sistematicamente
os cabos de aço no mesmo local, sempre que for feita nova regulagem dos câmbios
e freios. Com o tempo, estes cabos podem se romper, causando danos sérios ao
usuário. Por isso, troque os cabos que começarem a se desfiar.
Pedais: verifique se estão bem apertados.
Pneus: se estiverem excessivamente duros, podem provocar
desconforto e derrapagens. Calibragem muito baixa aumenta o desgaste da roda e
o risco de acidentes. Mantenha-os em bom estado, com a pressão recomendada pelo
fabricante.
Rodas: devem estar centradas; do contrário, reduzem a
eficiência do freio e podem levar à queda. Evite amassar o aro; é que a roda
pode travar na frenagem e haverá desgaste excessivo do pneu na mesma área.
Raios: o aperto dos raios é muito importante para manter as
rodas centradas.
Transmissão: verifique possíveis folgas no movimento
central, um dos componentes da transmissão. Para limpar a corrente e o câmbio,
use um pano com querosene e, em seguida, um pano seco. Lubrifique com óleo,
nunca com graxa – ela retém resíduos e poeira. Para uma maior conservação do
câmbio, corrente, roda livre e conduítes de freio e câmbio, lubrifique-os a
cada 3 meses com óleo lubrificante específico para bicicletas.
Na corrente passe uma fina camada de óleo que penetre nos
elos. Na roda livre, no movimento central e movimento de direção é interessante
que se use, ao invés do óleo, uma graxa que evite o desgaste dos rolamentos. É
de extrema importância que seus rolamentos não fiquem endurecidos pela falta de
graxa ou óleo lubrificante. Para isso, estes precisam ser periodicamente
abertos e engraxados.
Guidão e Suporte: mantenha o guidão ajustado e apertado. O
seu suporte deve estar colocado corretamente, pois carrega parte do peso do
corpo.
Limpeza: use um pano úmido, detergente ou sabão neutro e
água corrente. Evite jogar água nas partes que possuem rolamento. Após a
limpeza, você deverá tomar alguns cuidados, colocando graxa e óleo nos locais
indicados:
Graxa: roda livre, caixa de centro, eixo do pedal, caixa de
direção, eixo do cubo.
Óleo: caixa do câmbio, rodelas do câmbio traseiro, corrente,
articulação do câmbio dianteiro, articulações dos freios, cabos do freio.
:: Como evitar acidentes
Ciclista x objeto fixo
- Esteja atento aos galhos e placas baixas em relação à via,
rampas e irregularidades do pavimento, difíceis de serem visualizados à noite.
Ciclista x pedestre
- Movimentos imprevistos com crianças: fique atento se
houver crianças brincando no seu caminho, pois, mesmo vendo a bicicleta, elas
poderão atravessar repentinamente.
- Lembre-se de que crianças pequenas não têm capacidade de
avaliar a velocidade de aproximação de um veículo.
- Em algumas áreas, é permitido circular de bicicleta nas
calçadas. Se você o fizer, esteja atento para os pedestres que poderão
assustar-se e se colocar à sua frente.
Quando ultrapassar pedestres ou outros ciclistas, faça-se
notar por buzina ou por grito. Ultrapasse vagarosamente.
Ciclista x veículos
- Planeje sua rota de tal forma que possa pedalar evitando
vias de grande movimento, veículos pesados e nunca se segure em outros veículos;
procure vias com melhores condições de piso e estacionamentos de bicicletas.
- Ande no mesmo sentido do tráfego, nunca contra ele. Desta
forma, os motoristas poderão vê-lo a uma distância suficiente que lhes permita
desviar de você. Fica impossível aos motoristas evitar ciclistas que aparecem
repentinamente.
- Quando em grupo, circule um atrás do outro (nunca
bicicleta ao lado de bicicleta). Para conversar, o melhor é parar a bicicleta
com segurança.
- Estando ao lado de um veículo, mantenha uma distância de
aproximadamente 70cm. Caso o ciclista esteja pedalando paralelamente à guia da
calçada, manter distância de 50cm.
- Mantenha-se atento às portas de veículos que poderão
abrir-se subitamente à sua frente. Você poderá prever quando a porta do carro irá
abrir, observando o motorista pelo vidro traseiro do veículo ou pelo espelho
lateral. Se parecer que o motorista está prestes a sair do veículo, diminua a
marcha e se faça visível acionando sua buzina ou até mesmo gritando. Se tiver
que desviar para evitar um acidente, não entre repentinamente no tráfego. Outro
meio de prever quando uma porta vai se abrir é observar os seguintes sinais:
carros parados com motor funcionando, faróis traseiros acesos, luzes de freio
ou piscas funcionando.
- Sempre que estiver circulando junto ao tráfego motorizado,
fique de olho em você e nos outros. A visibilidade dos veículos de pequeno
porte é bem menor do que os de grande porte. Desta forma, cabe ao ciclista
tornar-se visível. Não mude de direção sem antes ter certeza de estar sendo
visto.
- Se vier da calçada, comece andando ao lado da bicicleta
para depois montá-la. Se vier de uma pista própria para bicicleta, diminua a
velocidade e olhe para os dois lados antes de entrar. Espere o cruzamento ficar
livre de veículos e pedestres. Comece a pedalar vagarosamente, olhando para
ambos os lados antes de ir adiante. Lembre-se de que você deve esperar o verde
em um cruzamento com semáforo.
- Observe pelos retrovisores e com uma leve virada de cabeça
a posição e a velocidade dos outros veículos.
- Sinalize a intenção de manobra sempre com antecedência.
- Realize a manobra, quando não houver perigo, no menor
espaço de tempo possível; se não houver condição para realizar a manobra,
esperar o tempo necessário para fazê–la com segurança.
- A mudança no sentido de direção é uma manobra que
apresenta riscos. Portanto, ao
fazê-la, esteja atento: não a realize em locais sem
visibilidade, dentro de túneis, próximo a pontes, etc.
- Ao fazer uma conversão, mantenha-se sempre à direita; não
existindo sinalização, a preferência é sempre do outro veículo; quando existir
sinalização, o ciclista deverá obedecer às regras existentes.
- Ao fazer uma conversão ou em um cruzamento, siga os
veículos à sua frente.
- Há dois métodos para se fazer uma conversão à esquerda, em
um cruzamento. Se for no tráfego pesado, ande ao lado da bicicleta através do
cruzamento como se fosse pedestre. Se o tráfego for leve e sua bicicleta puder
ser visualizada mais facilmente ou se você já for experiente, faça a conversão
normalmente vindo do centro ou da esquerda.
- Nunca ultrapasse um veículo pela direita porque é difícil
para o motorista visualizá-lo (ponto cego).
:: Equipamentos de segurança
Tanto o ciclista quanto a bicicleta contam com recursos
específicos para aumentar a segurança durante o trajeto e possibilitar um
percurso tranqüilo:
Do ciclista
- Capacete;
- Óculos;
- Luvas;
- Fitas refletivas;
- Presilhas.
Da bicicleta
- Espelhos retrovisores (lado esquerdo do guidão);
- Refletores traseiros (vermelho, posicionado no canote do
selim);
- Refletores de pedais;
- Par de refletores para montagem nos raios das rodas;
- Refletor para guidão (branco);
- Farol dianteiro;
- Buzina ou campainha (lado direito do guidão).
Alguns equipamentos de segurança são essenciais e devem ser
escolhidos de acordo com a necessidade do ciclista. Conheça mais sobre eles.
Capacete
Mesmo em baixa velocidade, a cabeça do ciclista pode se
chocar com objetos sólidos. O uso do capacete evita ferimentos mais sérios nos
acidentes. Um bom capacete deve ser de material de cobertura resistente, com
intermeio capaz de absorver os choques e espaço suficiente para permitir o
arejamento. Modelos que cobrem completamente a parte posterior de sua cabeça
previnem contra fratura na base do crânio, sua audição e visão.
Materiais refletivos
Fitas refletivas fixadas no guidão, quadro, pára-lamas e
roupas
permitem que os motoristas visualizem ciclistas em ruas
escuras. É recomendável vestir roupas brancas, cores claras ou vestimenta de
segurança laranja - fosforescente, facilmente visível.
Refletores para a bicicleta
A bicicleta deve ter refletores afixados nos raios da roda,
que auxiliam na visibilidade noturna. Na frente: branco; atrás: vermelho;
pedais: branco; raios dianteiros: branco; raios traseiros: vermelho (estes, se
ajustados corretamente, não interferirão no movimento das rodas).
Presilhas ou biqueiras
Com prática, esse acessório permite ao ciclista empurrar e
puxar os pedais, a fim de aumentar a potência de bicicleta. Também impedem que
os pés escorreguem ou enrosquem-se nos raios da roda.
Espelhos
A bicicleta pode fazer um movimento brusco para os lados
quando o ciclista virar a cabeça para trás para ver o tráfego. Um espelho
retrovisor poderá ajudá-lo a visualizar o tráfego sem precisar virar a cabeça.
Um bom espelho é o convexo (usado em motocicletas) e colocados nas laterais do
guidão.
Buzina ou campainha
Uma campainha pode ser ouvida a até 30m além da bicicleta.
Não se esqueça de que um grito bem alto também ajuda. Apitos e sirenes não são permitidos.
Bagageiros
O bagageiro deve ser usado na traseira da bicicleta porque é
mais estável do que os montados na frente do guidão.
Descanso lateral
Para estacionar a bicicleta use o descanso lateral. Nunca
deixe a bicicleta caída, o que pode afetar o câmbio, rodas, breque e quadro. As
bicicletas também podem ser apoiadas em árvores, postes ou outros suportes. Não
bloqueie as calçadas
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